Google translate

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia congratula António Guterres pela renomeação a Secretário-Geral da ONU

Antonio-Guterres.jpg

António Guterres obteve o voto favorável e unânime dos 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas para um segundo mandato, a começar oficialmente a 1 de Janeiro de 2022. A O.N.U., com sede em Nova Iorque, só permite a selecção ou recondução de um secretário-geral estando sujeita ao veto de qualquer um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, facto que não aconteceu e permitiu que António Guterres avançasse para um segundo mandato. É o nono secretário-geral da O.N.U. nos 75 anos de existência desta organização.

O secretário-geral “é um símbolo dos ideais das Nações Unidas” e “um porta-voz dos interesses dos povos do mundo, em particular dos pobres e dos vulneráveis”, segundo a definição publicada pela própria organização no seu site oficial. Foi nomeado inicialmente em outubro de 2016 para um mandato de 5 anos, após a importante e determinante recomendação do Conselho de Segurança da O.N.U.

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia congratula o Engenheiro António Guterres pela renomeação do seu mandato, enquanto representante e figura máxima da Organização das Nações Unidas, tendo a certeza que cumprirá o seu segundo mandato com o mesmo fulgor, empenho e dedicação, que tanto nos orgulha e o colocará nas páginas da História.